Produção de Conteúdo

Ao falar sobre a produção de conteúdo, muitos associam essa ideia à de simplesmente escrever textos e publicá-los. Mas não é bem por aí. A produção de conteúdo envolve etapas que começam na definição de persona (ou seja, público alvo que se interessa por ele), passam pelo planejamento de postagens, definição de call to action, escolha do método de distribuição e assim por diante. A seguir, confira mais sobre as principais etapas de produção de conteúdo.

Antes de tudo, é fundamental definir claramente qual será a persona atingida. Quais serão os objetivos, dúvidas e metas do indivíduo que se interessa pelo conteúdo oferecido?

Também entre as etapas iniciais está a definição de keywords, ou seja, palavras-chaves, que quando buscadas no Google direcionarão para o seu conteúdo.

Como o conteúdo deve ser para chamar a atenção do seu público? Mais textual ou visual? Extrovertido? Simples? Formal? Longo? Curto?
Essa definição também vem antes da produção propriamente dita.

Após produzido o conteúdo, atrele o mesmo a um call to action, ou seja, uma frase chamativa que instigue o leitor a tomar uma atitude, como adquirir um produto/serviço da sua empresa que pode ajudá-lo na resolução de seu problema, por exemplo.

Copyright

“Qualquer pessoa pode escrever conteúdo para sua empresa, mas poucas pessoas entendem como entrar na mente de um comprador e persuadi-lo a entrar em contato com você.”

criar uma mensagem central que demonstre claramente o seu valor.

 objetivo é fazer com que seus potenciais clientes acreditem fielmente que a sua empresa removerá de uma vez por todas a sua dor.

Copywriter profissional é apenas a ponte que interliga o valor da empresa e a necessidade do cliente, resultando em um aumento imediato nas conversões e nas suas vendas.

Marketing de conteúdo

Estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante (textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais). O Marketing de Conteúdo é um método de marketing que não faz promoção direta da marca, mas atrai o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas.

nesta primeira etapa, o plano deve deixar claro quais são as pessoas responsáveis pelas tarefas e como elas atingirão as metas;

a partir do momento em que você desenvolve a persona, a criação dos conteúdos passa a fazer sentido uma vez que você sabe a quem direcioná-los;

além de produzir os conteúdos, é necessário promovê-los nos canais em que a persona se encontra como redes sociais e listas de email;

Para ter certeza de que as ações estão funcionando, é preciso analisar os resultados referentes ao tráfego, interações sociais, networking e SEO.

  • Atrair: por meio de conteúdo relevante, o inbound atrai visitantes interessados no negócio;
  • Converter: aqui, o intuito é transformar visitantes em leads, aproximando-os mais do seu negócio e transformando-os em potenciais vendas;
  • Vender: seu lead está interessado no produto ou serviço que sua empresa oferece? Este é o momento de mostrar que sua solução é a melhor e fechar a venda;
  • Encantar: a relação entre sua empresa e seu cliente não termina após a compra. O Inbound prega um relacionamento duradouro, em que você ofereça todo o suporte necessário, além de encantar o cliente com materiais interessantes e um atendimento competente.

Produzir conteúdo relevante é a melhor forma de colocar seu site na primeira página do Google, onde ele sempre será encontrado pelo seu público, e deixar essa porta convidativa para que ele entre.

Redes sociais

As exigências para blogs e mídias sociais não são as mesmas. Normalmente os usuários de redes sociais procuram conteúdos que podem ser consumidos em pouco tempo, como artigos curtos, mas a melhor alternativa são os vídeos que, além de estimular o leitor através da escrita, podem acrescentar outros elementos, como imagens e sons que irão cativá-lo ainda mais.